Alimentos integrais e seus poderosos benefícios para uma saúde equilibrada e contínua

Conheça alguns alimentos integrais poderosos para nossa saúde, apesar de serem pouco explorados no hábito alimentar das pessoas


Alimentos integrais para um hábito saudável no cotidiano

Alimentos integrais são aqueles mantidos em sua composição original, ou seja, de fora natural, sem nada acrescentado ou retirado, conhecidos também de in natura. Consiste no alimento na sua forma totalmente natural e completa, com todos os nutrientes necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo humano.

Os benefícios dos alimentos integrais são os mais variados possíveis e considerado umas das melhores dietas saudáveis para nosso organismos. Também são os mais completos da alimentação em geral.

Infelizmente, alguns alimentos são refinados, ao invés de serem usados na forma integral, num processo de industrialização e de artificialização, que provoca o empobrecimento do seu conteúdo saudável pela retirada de muitos de seus nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Destes alimentos, os mais conhecidos são o arroz, trigo, açúcar e o sal.


Arroz integral como alimento saudável O arroz integral é aquele do qual se retira apenas a casca e que não passa pelo processo de brunimento (processo industrial) e que pode ser adquirido por menor preço nas máquinas de beneficiamento. Assim também, a farinha de trigo integral, que é a ideal para a produção de pães e massas em geral.


Açúcar integral e seus benefícios no organismoO açúcar integral é o mascavo, o melado de cana, que, mesmo sendo integral e natural, deve ser usado com muita moderação. O açúcar refinado e o cristal são muito prejudiciais à saúde e seu uso deve ser evitado, assunto que será comentado adiante.


O sal integral é o chamado “sal marinho” ou “sal groso” que, não passando pelo processo de refino, conserva seus componentes minerais, devendo, no entanto, ser usado em pequena quantidade. Tome muito cuidado com o sal refinado, pois é extremamente prejudicial a saúde e afeta sistema cardio-circulatório.

Saiba mais sobre Alimentos integrais e seus benefícios aqui >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *