Benefícios da Vitamina B12 e sua importância para o nosso organismo

Vitamina B12 seus benefícios e onde encontramos

Os Benefícios da Vitamina B12 são incríveis e vão muito além do que imaginamos! A vitamina B12 é essencial para o nosso organismo, sendo que nosso corpo não a produz por si próprio e não é possível manter a saúde sem o consumo dela.

A vitamina B12 é uma coenzima que desempenha um papel central em vários processos metabólicos que são:

• Construção do DNA
• Proteção e regeneração dos nervos, tanto do sistema nervoso central como do cérebro
• Composição do sangue
• Renovação celular
• Renovação celular das mitocôndrias
• Síntese dos neurotransmissores (mensageiros químicos)

 

Também conhecida como cobalamina, a vitamina B12 é uma das vitaminas do importantíssimo complexo B. Suas funções são bastante variadas, de modo que muitas pessoas se preocupam justamente em obter bons níveis dessa vitamina todos os dias.

Seu papel na formação e no reparo das células faz com que os benefícios da vitamina B12 se estendam sobre vários sistemas do corpo, sendo inclusive importante para o ganho de massa muscular.

Os efeitos na saúde da Vitamina B12

A vitamina B12 está envolvida em vários processos metabólicos do organismo e desempenha um papel importante no equilíbrio da saúde, ao passo que uma deficiência de vitamina B12 pode resultar em consequências graves. Por exemplo, uma fraca composição do sangue pode desencadear anemia e ser fatal se não resolvida. Em outros casos, quando as células não são eficientemente redistribuídas, e quando existe um enfraquecimento das membranas celulares em particular, isso pode conduzir a várias complicações. Um distúrbio na síntese do DNA pode também afetar a saúde em muitas formas.

Quando os neurotransmissores são afetados pode se desenvolver depressão ou psicose. E quando a vitamina B12 está baixa ela não é capaz de desempenhar a sua função protetora dos nervos e pode dar lugar a vários tipos de sintomas ou doenças como Parkinson, esclerose múltipla ou outras disfunções similares. Além disso, distúrbios de percepção ou mesmo demência podem ser outras consequências.

A vitamina B12 nos processos de desintoxicação


A vitamina B12 tem também outros efeitos que não estão diretamente relacionados com o seu papel central no organismo. A hidroxicobalamina e metilcobalamina são frequentemente usadas para a desintoxicação de cianatos perigosos. A vitamina captura o cianeto para que possa ser eliminado na urina. A vitamina B12 é também utilizada em pacientes que sofreram queimaduras ou inalação de fumaça tóxica.

A vitamina B12 como eliminador do óxido nítrico

O excesso de óxido nítrico, criado pelo estresse nitrosativo que está associado a várias doenças, como as autoimunes, eczema, psoríase, asma, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, demência, Alzheimer, Parkinson ou câncer, é passível de ser eliminado pela vitamina B12.

A vitamina B12 associada ao óxido nítrico produz nitrocobalamina que pode ser facilmente eliminada na urina. Na medicina ortomolecular é possível verificar os resultados palpáveis do momento em que a vitamina B12 foi usada na eliminação do estresse nitrosativo.

A vitamina B12 e o sistema nervoso

Um dos efeitos a longo prazo mais relevantes da vitamina B12 é o seu impacto no sistema nervoso central, na coluna vertebral e no cérebro. A vitamina está envolvida na formação da mielina, um tecido protetor localizado ao redor dos nervos, que pode ser comparado ao isolamento de cabos elétricos.

A vitamina B12 e os distúrbios mentais

A relação entre a vitamina B12 e a várias doenças neuropsiquiátricas está cada vez mais clara (4). É importante lembrar que essas desordens podem se desenvolver quando existem níveis de vitamina B12 extremamente baixos ou quando se desenvolveu uma anemia severa devido a essa condição.

Isto é justificado (5) em partes por uma desmielinização das fibras nervosas na medula espinhal. Em outros transtornos psicológicos, como na depressão, a vitamina B12 também desempenha um papel importante devido aos seus efeitos na formação dos neurotransmissores, que são mensageiros especiais influenciadores do nosso humor.

A vitamina B12 e seu efeito regenerativo nos nervos

No geral, a vitamina B12 desempenha um papel principal na regeneração dos nervos e representa uma potencial opção de terapia para uma variedade de doenças.

Os efeitos da vitamina B12 no cérebro

A vitamina B12 desempenha um importante papel no desenvolvimento do cérebro. Algumas doenças hereditárias impedem a síntese das coenzimas da vitamina B12 metilcobalamina e adensosilcobalamina. Com o estudo dessas doenças sabemos agora que a vitamina B12 tem muita importância no desenvolvimento e função do cérebro. (9) Sem o apoio da vitamina B12 o cérebro tem um desenvolvimento fraco e várias desordens e incapacidades cognitivas podem ocorrer.

Os efeitos da vitamina B12 na pele e cabelos

Pelas suas funções na reprodução celular, a vitamina B12 encoraja a constante renovação das células da pele, do cabelo e das unhas. Essa constante renovação garante rápida recuperação de quaisquer danos, o que gera tecidos mais saudáveis e de melhor aparência.

Mesmo quando aplicada externamente na pele a vitamina B12 possui variadas propriedades benéficas, por isso existem vários cremes, esta vitamina foi anunciada como uma “cura milagrosa” para o eczema e a psoríase.

Embora existam estudos científicos que apontam para os benefícios da vitamina, o creme de B12 é ainda reconsiderado por muitos dermatologistas, mesmo com os bons resultados apresentados pelos pacientes.

Utilizada internamente, a vitamina B12 tem um efeito bastante positivo em problemas de pele, certamente devido ao desempenho da vitamina como um antagonista dos óxidos de nitrogênio.

A Vitamina B12 na prevenção do Câncer

Estudos apontam para a deficiência de cobalamina encontrada em muitas mulheres que desenvolvem o câncer de mama. Dessa forma, acredita-se na probabilidade de a prevenção desse tipo de câncer ser mais um dos benefícios da vitamina B12. Resultados semelhantes apontam para a mesma probabilidade no que se refere ao câncer de pulmão, de cólon e de próstata.

Auxílio na perda de Peso

A crença de que a vitamina B12 contribui para a perda de peso é baseada na ideia de que essa vitamina é capaz de estimular o metabolismo a funcionar mais rápido, bem como de aumentar o fornecimento de energia ao corpo. De fato, esses efeitos são extremamente benéficos para a perda de peso, mas não há sinais de que eles ocorram em quem já tem níveis saudáveis de vitamina B12.

A conclusão, portanto, é que manter níveis saudáveis de vitamina B12 pode ser de grande ajuda, mas ir além desses níveis não traz efeito algum. As doses altíssimas de vitamina B12, normalmente administradas com a promessa de perda de peso intensa e rápida, não passam de ilusões. Nesse caso, vale lembrar que não há solução única: os bons níveis de vitamina B12 apenas ajudam no emagrecimento, que é produzido pela dieta e pelos exercícios físicos.

Ganho de Massa Muscular

Para pessoas que procuram ganhar massa muscular, a cobalamina é importante pelas suas funções no sistema nervoso. Através dos benefícios da vitamina B12 ao sistema nervoso, a conexão entre este sistema e os músculos se torna mais eficaz, o que faz com que os movimentos de contração muscular sejam melhor executados, resultando num treino de melhor qualidade.

Além disso, o metabolismo correto dos carboidratos garante o fornecimento de energia aos músculos, tornando o treino ainda mais eficaz. Depois do treino, as funções da vitamina B12 na regeneração celular tornam-se valiosas, estimulando uma rápida e eficiente recuperação dos músculos.

Quais as fontes onde podemos encontrar a Vitamina B12

Alimentos ricos em Vitamina B12

As fontes naturais para encontrar vitamina B12 são especialmente de origem animal. Dessa forma, alimentos com boas quantidades de vitamina B12 são sobretudo as ostras e o salmão, mas também o peru e a carne bovina magra. As gemas de ovos e laticínios também são fontes significativas da vitamina.

Vale ressaltar que é possível, porém, obter os níveis necessário a partir de grãos e cereais fortificados com vitamina B12, de modo que os vegetarianos não estão condenados a sofrer com a deficiência de vitamina B12.

 

**********

Gostou? Então confira outros artigos aqui –>>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *