Dicas e preparos a base de Maracujá com ótimos benefícios para saúde

Conheça as propriedades e benefícios do Maracujá tão importantes para nossa alimentação e saiba como preparar Chás, Sucos e Remédios  para manter uma boa saúde

Maracujá e seus benefícios para o organismo em forma de preparos

 

A origem do maracujá ainda é assunto debatido. Alguns acham que ela seja uma fruta típica do Brasil, e outros argumentam que ela nasceu na Austrália. O fato é que a primeira referência ao maracujá no Brasil foi em 1587, no Tratado Descritivo do Brasil, como “erva que dá fruto”.

O nome “maracujá” é origem tupi e quer dizer “alimento em forma de cuia”. Planta trepadeira da família das Passifloráceas, sua flor tem uma beleza incomparável, sendo conhecida como “Flor-da-Paixão”.

Composição: Uma das propriedades mais importantes do maracujá é a passiflorina, um sedativo natural e um eficiente diurético. Além da passiflorina, o maracujá é rico em vitaminas A, B2 e C e em sais minerais, dentre eles: cálcio, potássio, ferro e fósforo. O maracujá é ainda rico em fibras e em carboidratos.

Propriedades: O maracujá é uma das plantas medicinais mais populares em todo o Brasil, principalmente por suas propriedades calmantes. Desta forma, o maracujá é recomendado para problemas de ansiedade, estresse, depressão, nervosismo, apatia e outros. Além das propriedades sedativas, este fruto medicinal age como depurativo e anti-inflamatório natural, ao mesmo tempo que suas sementes são usadas como vermífugos.

Dicas de Receitas com Maracujá

receita de chá calmante de maracujá

Chá Calmante

Ingredientes: 4 a 6 gramas de folhas de maracujá, 1 (uma) xícara (chá) de água. Modo de Preparar: Coloque a água para ferver e, quando abrir fervura, desligue o fogo e adicione as folhas do maracujá. Coe e tome antes de dormir.

 

suco calmante de maracujá

Suco de Frutas Relaxante

Ingredientes: 2 folhas de melissa, 4 folhas de alface, 1 maracujá, 2 rodelas de abacaxi, 2 colheres (sopa) de mel, 4 copos de água. Modo de Preparar: Corte as folhas de alface e melissa, retire a polpa do maracujá e corte o abacaxi em pequenos pedaços. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e tome um copo duas vezes ao dia.

 

 

Remédio Caseiro para Ansiedade

Remédio Caseiro para Ansiedade

Ingredientes: 2 colheres (chá) de sementes de linhaça,100 ml de água, 100 ml de polpa de maracujá, Mel a gosto. Modo de Preparar: Bata a polpa do maracujá junto com as sementes no liquidificador por mais ou menos 10 segundos. Coe, junte a água e adoce com o mel. Tome até 6 copos de suco por dia.

****************************************

Acesse aqui e aproveite para conhecer outros bons Artigos sobre saúde e bem estar >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *