Como melhorar a capacidade cognitiva e o processo de aprendizado potencializando a memória e melhorando nosso dia a dia

Conheça um pouco sobre Capacidade cognitiva e melhore as habilidades as habilidades do cérebro

capacidade cognitiva e o processo de aprendizado

 

Melhorar a capacidade cognitiva e intelectual é possível sim. Ninguém se torna da noite pra o dia em um gênio da física, como Einstein, porém a ciência já comprovou que boa parte do nosso coeficiente de inteligência já nasce com o ser humano. Porém, os demais processos na aquisição do conhecimento dependem da saúde e vitalidade do cérebro.

Dessa forma nos perguntamos “Será que é possível melhorar a capacidade cognitiva e o processo de aprendizado, potencializando a memória? Para alguns especialistas no assunto, exercitar a mente é fundamental para desenvolver a capacidade do nosso cérebro. Já é comprovado cientificamente que aprender novas habilidades como tocar instrumentos, musicais, falar outra língua contribui significativamente com os sistemas neurais ativos, mudando assim a configuração física do cérebro no processo de aprendizado.

Segundo o neurologista Artur Furlaneto (CRM 11964), treinar o cognitivo de jovens e idosos pode aumentar a capacidade de determinadas áreas, como a memória. Já se sabe que cada indivíduo tem suas habilidades cognitivas próprias. Uns tem melhor capacidade de memória verbal e outros memoria visual.

A cognição humana é caracterizada por um conjunto de funções cerebrais que incluem memória, atenção, linguagem, capacidade de cálculo e outros aspectos. O nosso cérebro percebe, aprende, recorda, e pensa por meio da capacidade das informações dos 5(cinco) sentidos.

Exercícios para melhorar a capacidade cognitiva

Outra boa ação para exercitarmos o cérebro são as atividades físicas aeróbicas praticadas regularmente, que ajudam a diminuir o declínio cognitivo no envelhecimento. Algumas destas prática, incluindo uma boa leitura frequente, auxiliam na capacidade de tomar decisões, resolver problemas, lidar com mudanças, atingir metas e objetivos, etc. Sem falar que tudo isso pode retardar o envelhecimento natural.

 Uso de medicamentos indiscriminado

Na internet encontramos uma grande oferta de remédios e estimulantes para o cérebro sem reconhecimento científico e nenhuma comprovação segura.  

Existe um perigo real em tomar estes tipos de medicamentos para aumentar a capacidade de memória, que vai muito além de remédios caseiros. O uso frequente destas substâncias só deve ser indicado com receita médica em casos de doenças, como transtorno de déficit de atenção, demências e outras do tipo, alertam os médicos.

Saiba como melhorar sua memória de forma saudável e eficaz

Praticar exercícios físicos: Quando praticamos atividades físicas, também estamos exercitado o cérebro. Os exercícios aumenta a oxigenação cerebral e reduzem o risco de ocorrência de transtornos provocados pela perda de memória.

Dormir regularmente: A falta de sono faz o cérebro reduz a produtividade no dia a dia, como por exemplo, a capacidade de criatividade e demais habilidades intelectuais que são comprometidas.

Dedique mais tempo ao lazer: Já são comprovados cientificamente que participar de eventos sociais, atividades de diversão, entre outros, contribuem com os benefícios cognitivos, apresentando uma taxa menor de deterioração de memória.

Controlar o estresse, a depressão, a ansiedade e a preocupação: Técnicas de relaxamento são consideradas importantes para combater estes fatores, que se não controlados, podem prejudicar a concentração, a tomada de decisões e a perda de memória.

Alimenta-se corretamente: Não existe uma dieta específica para o cérebro, mas o importante é ter uma alimentação balanceada com frutas, verdeuras, integrais, gorduras saudáveis e pobres em carboidratos. Alimentos que proporcionem benefícios à saúde do corpo e, consequentemente, auxiliem a memória.

Treinar o cérebro: Assim como a força muscular, que precisa ser exercitada, a memória também necessita ser trabalhada. Ao se dispor a aprender coisas novas, rompe-se a rotina e melhora a capacidade de processar e lembrar de informações.

Gostou do Artigo?! Esperamos ter ajudado para um Viver melhor. Aproveite para ver outros assuntos interessantes aqui >>

****************************

Aproveite para conhecer o Curso online Ativando do cérebro para provas e concursos:

 

O Ativando seu Cérebro para Provas e Concursos, reúne várias técnicas de: auto-hipnose, comportamentais, neuróbica e mnemônicas. Uma abordagem dinâmica e super prática você será apresentado a uma enorme gama de procedimentos que irão ajudá-lo a ampliar suas capacidades cognitivas.

Útil tanto para quem está estudando para provas e concursos quanto para quem deseja melhorar suas capacidades de memória e velocidade de pensamento. Um cérebro potente é uma arma poderosa e um diferencial nos dias do hoje. Aproveite esta super dica: comece hoje mesmo o seu curso ATIVANDO O CÉREBRO PARA PROVAS E CONCURSOS!

O Curso Online Ativando seu Cérebro para Provas e Concursos conta ainda com técnicas comportamentais que podem ajudar bastante na hora de estudar para uma prova ou um concurso público. você aprende a utilizar dicas e técnicas precisas e fáceis de serem reproduzidas que poderão tornar você uma pessoa com grande capacidade cognitiva:

Dicas Comportamentais – DC

Técnicas de Memorização – TM

Dicas de Neuróbica – DN

Técnicas de Auto-hipnose – TA

Acesse a página aqui e veja mais –>>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *