Cuidados no consumo do Chá de Hibisco para Emagrecer

Conheça os riscos do consumo excessivo do Chá de Hibisco para determinados grupos de pessoas 

Chá de Hibisco para Emagrecer

O Chá de Hibisco é um dos chás mais queridinhos da turma do Emagrecimento. A bebida proporciona muitos benefícios para a saúde e também ajuda muito emagrecimento, mas consumo do chá de hibisco requer moderação e a quantidade de ingestão precisa ser respeitada para evitar problemas em alguns indivíduos.

Assim como outras infusões, existem efeitos colaterais do chá de hibisco. Feito a partir das pétalas da flor Hibiscus Sabdariffa, a bebida termogênica ganhou fama por suas propriedades digestivas e diuréticas que ajudam no emagrecimento. Porém, é preciso ter cautela na ingestão da planta na alimentação, já que seu uso também pode gerar danos à saúde.

Mas afinal o Chá de Hibisco faz bem ou faz mal para saúde?

Muito comum nas famosas dietas, o chá muitas vezes é consumido sem orientação de um especiais. 

Algumas pessoas deveriam pensar duas vezes antes de adotar a bebida e depois, procure por um especialista que possa recomendar o consumo.

O chá de hibisco emagrece e mantém o intestino regulado pois contém propriedades digestivas que melhoram o processamento dos carboidratos e da gordura, o que também evita a prisão de ventre.

Porém, alguns especialistas afirma que a relação entre a redução do peso e o hibisco ainda não é baseada em evidências científicas. Apesar de não haver estudos que comprovem os efeitos do chá para o emagrecimento, sua ação sugere que ele seja um complemento da dieta.

Como melhora o metabolismo de gordura, a dieta do chá de hibisco é uma parceira no combate ao triglicérides alto. Sua poderosa capacidade adstringente reduz o colesterol total e pode até mesmo melhorar a curva elevada de açúcar, responsável por causar a diabetes.

Por outro lado, o consumo do chá de hibisco requer moderação e oferece alguns riscos para alguns indivíduos, veja a seguir.

Contraindicações: quem devem pensar antes de consumir?

Pessoas com pressão baixa: Apesar dos benefícios, o uso deve ser ponderado para algumas pessoas, como as que sofrem de pressão baixa, já que o consumo excessivo da bebida diurética reduz ainda mais a pressão. Isso acontece graças à alta liberação de urina que acontece após o consumo, já que a urina contém sódio, elemento que aumenta a pressão arterial.

Pessoas com gastrite: É contraindicado o uso do chá de hibisco para gastrite e úlceras. A bebida contém xantina em sua composição, nutriente que irrita a mucosa do estômago e, consequentemente, agrava feridas que possam existir.

Gestantes: Segundo Andrea Marim (nutricionista clínica e funcional especializada em fitoterápicos) “a relação mais danosa ocorre para as futuras mamães. Estudos mostraram que o chá de hibisco faz mal para gestante pois possui componentes que interferem nos níveis de estrogênio do corpo. Asso o fluxo sanguíneo da região pélvica e do útero é estimulado, incentivando a menstruação e podendo provocar o aborto, principalmente no início da gestação”,  Dessa forma, é muito importante que grávidas consultem um médico antes de consumir hibisco.

Mulheres que tomam anticoncepcional: Alguns estudos sugerem que o chá de hibisco corta o efeito do anticoncepcional, porém não há comprovação do fato. A informação não passa de um mito. Já a nutricionista Vanderli Machioli afirma que, assim como outros chás, ele pode interagir com a pílula e reduzir sua eficácia. De toda forma, é bom ficar alerta, pensar bem e consultar um médico antes de optar pelo uso da bebida.

Como tomar corretamente o chá de hibisco sem riscos?

O ideal é apostar na versão natural da planta, usando a própria flor para infusão. As opções em sachê e cápsula não são padronizadas quanto a sua formulação. Também sugere-se comprar a erva em locais confiáveis, como farmácias de manipulação, em que o risco de falsificação é menor.

Como preparar de forma correta?

O correto é misturar uma colher de sopa da flor de hibisco a um litro de água quente e ferver por três minutos. Para potencializar o efeito emagrecedor, é possível adicionar canela à infusão, pois o ingrediente acelera o metabolismo e reduz o açúcar no sangue. Outra opção, ótima para quem quer afastar a celulite, é acrescentar cavalinha, planta com ação anti-inflamatória.

Outro ponto que merece atenção para evitar erros na hora de preparar o chá é não exagerar na temperatura da água, que se estiver muito quente pode mudar o sabor e eliminar propriedades benéficas da infusão.

Quantidade diária de consumo

Se consumido excessivamente, o hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos importantes para o corpo, como sódio e potássio. Portanto, é preciso ter moderação. recomenda a ingestão diária de no máximo meio litro por dia, quantia ideal para desfrutar dos benefícios sem correr riscos.

Antes ou depois das refeições?

O ideal é tomar entre as refeições ou ao longo do dia, a fim de melhorar a absorção de gorduras dos alimentos.

Tomar chá de hibisco todos os dias faz mal?

A infusão gera problemas se for consumida por pessoas que estão dentro da faixa de risco ou em excesso, ultrapassando a quantidade indicada diariamente. Mas é permitido e até indicado que o consumo seja constante, já que a frequência ajuda a gerar efeitos mais concretos no corpo e na saúde.


Aproveite para conhecer o E-book Detox Sem Segredos. Um Método extraordinário de Desintoxicação e Emagrecimento Saudável realizado através do consumo de Alimentos Desintoxicantes e 100% Naturais. 

Descubra como Emagrecer de 2 a 5 Kg em 7 Dias de Forma Simples, Saudável e Definitiva. Tudo isso de foma 100% NATURAL, SEM Tomar Nenhum Remédio, SEM Passar Horas na Academia, e o Melhor: SEM PASSAR FOME! (Veja mais aqui)

O Detox Sem Segredos é um Extraordinário Método de Desintoxicação e Emagrecimento Saudável realizado através do consumo de Alimentos Desintoxicantes e 100% Naturais.

A dieta é constituída por uma Reeducação Alimentar que utilizará somente Alimentos Naturais que possuam, além de componentes saudáveis, rígidos controles de toxinas e eliminação de substâncias nocivas que impedem o seu corpo Queimar Gordura Naturalmente.

O Conteúdo do Detox Sem Segredos é simples e de fácil entendimento, e foca em te oferecer os Nutrientes Essenciais que seu corpo precisa para manter-se Saudável e com o Funcionamento Correto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *