Longevidade: Como ter uma boa qualidade de vida na terceira idade e envelhecer com saúde

Saiba como ter hábitos saudáveis e porque a preocupação com o envelhecimento deve começar desde cedo

Qualidade de vida na terceira idade

Atrasar o envelhecimento sempre foi uma busca do homem desde a antiguidade. A descoberta de uma receita ou de um elixir da longa vida continua a fazer parte do imaginário das pessoas.

Para a medicina atual, retardar alguns fatores de correntes do avanço da idade pode ser possível. A preocupação com uma melhor qualidade de vida na terceira idade ou na proximidade dos 60 anos tem que ser iniciada quando ainda somos jovens. Envelhecer é um processo que deve ser compreendido em sua totalidade, com aspectos biológicos e psicológicos.

Fatores já conhecidos, como ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas de forma contínua, devem fazer parte da vida rotineira. Tais hábitos, acompanhados de outras rotinas diárias, como a realização de atividades intelectuais e uma melhora qualidade do sono, tornam-se ainda mais promissores.

Dormir bem também é extremamente fundamental. Culturalmente os brasileiros querem acelerar alguns processos para chegar a um resultado imediato. Tomar remédios, como calmantes, muitas vezes sem acompanhamento adequado de um especialista, interfere e prejudica muito a saúde como um todo.

Muitos médicos destacam que a ingestão contínua de sedativos contribui com o avanço da senilidade. Situação que geralmente inicia com a perda de lembranças recentes e o surgimento de recordação passadas.

Perspectivas de vida

Aproximadamente 26,1 milhões de idosos vivem no Brasil atualmente, conforme informações do Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE). O número poderá chegar a mais de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2025. A expectativa de vida, que há sete décadas atingia 41,5 anos, atualmente ultrapassa aos 73. Com este crescimento, mudanças de comportamento são fundamentais para o aumento da longevidade com qualidade de vida.

Prevenção ainda é o melhor caminho

Ainda não se descobriu uma fórmula para evitar o envelhecimento sem problemas. A ciência alerta que na terceira idade as doenças por alterações fisiológicas aumentam no organismo. Os especialistas ressaltam que a alimentação saudável e a regularidade de atividades físicas auxiliam na prevenção de doenças. Além disso, consultar um médico frequentemente facilita o diagnóstico mais cedo, proporcionando um tratamento adequado e aumentando as chances de cura.

Para concluir, como citado anteriormente neste artigo, envelhecer com saúde significa: ter uma boa alimentação, dormir bem, praticar atividades físicas continuadamente e atividades intelectuais. Precisamos entender que não existe nenhum segredo para termos um terceira idade saudável, depende exclusivamente do nosso estilo de vida, sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *