O Limão como uma fruta poderosa capaz de curar e prevenir diversas doenças

Saiba mais sobre esta fruta extraordinária e seus benefícios em nosso organismos: Nutritivo e grande aliado da nossa saúde

Limão como propriedade nutritivas e medicinais

Todos nós sabemos o tão quanto as frutas são importantes para o funcionamento de nosso organismo, não é verdade?! Além de muito nutritivas, nos fornecem uma grande variedade de vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos, essenciais a nossa saúdeEntretanto, uma fruta em especial nos impressiona pelos grandes benefícios a nossa saúde: o Limão.

O limão é uma fruta milenar, oriunda da região que fica entre a Índia e o sudeste do Himalaia na Ásia, porém não se sabe exatamente como o limão chegou a Europa. Alguns historiadores afirmam que entre os séculos VII e IX, quando os muçulmanos ocuparam a parte do continente europeu e trouxeram com eles alguns tipos de limões.

Outra teoria diz que o limão já era utilizado como remédio na Roma antiga, levado pelos árabes. Outros acreditam que o limão chegou à Europa pelos primeiros romanos que chegaram as Índias.  Quando os primeiros colonizadores chegaram as Américas, trouxeram nos navios vários espécies de limão.

Aqui no Brasil, o limão se adaptou tão bem que hoje nosso país é dos maiores produtores do mundo, principalmente o do tipo Taiti. São mais de 70 variedades de limão no mundo todo, diferentes na cor, tamanho, textura da casca e sabor.

O limão é uma fruta abundante em vitamina C, mas que também concentra vitamina A, vitaminas B1, B2 e B3, que tem um alto poder alcalinizante, mineralizante e bactericida. Além destas vitaminas, o limão possui uma porcentagem considerável de ácidos cítricos, o que o torna uma fruta diferenciada.

Os hindus acreditam que o limão é a fruta mais poderosa do mundo, capaz de curar e prevenir diversas doenças. A cura pelo limão é recomendada para pessoas que sofrem de reumatismo, cálculos biliares e renais, colesterol alto, obesidade, problemas respiratórios, baixa imunidade e artrite.  

O que esta poderosa fruta pode fazer no nosso corpo:

  • Nutrem o globo ocular;
  • Equilibram a pele e as mucosas;
  • Auxiliam na prevenção contra doenças infecciosas;
  • Ajudam na cicatrização de feridas e formação de anticorpos;
  • Favorecem as glândulas endócrinas com sua função antioxidante;
  • Revigoram o sistema imunológico;
  • Protegem e fortificam o sistema vascular;
  • Ajudam na prevenção de pneumonias, gripes e resfriados;
  • Controlam o colesterol, auxiliando no trabalho dos rins, na digestão e na regulação do açúcar no sangue, entre outros benefícios.

O limão é uma fruta muita usada em pratos e bebidas, muitas vezes para dar sabor ou apenas um toque de acidez em bistecas, peixes ou guisados. Sem falar no delicioso sabor em tortas e sorvetes com propriedades curativas.

 

Limão usado na culinária para dar um toque especial

Possui grande teor de vitaminas que converte em um grande depurador de toxinas, além de ser um implacável bactericida. As propriedades nutritivas do limão envolvem vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, PP), a vitamina C em grande quantidade e a vitamina P, além de minerais como o potássio, magnésio, cálcio, fósforo, sódio, ferro e flúor, bastante água e fibras. Seu baixo valor calórico, 40 calorias para cada 100 g, o converte em uma fruta ideal para dietas hipocalóricas.

Dica é o chá de limão com mel, um dos maiores aliados para combater gripes e resfriados

Chá de limão como propriedade nutritivas e medicinais

Ingredientes:

1 limão
2 dentes de alho
1 copo de água (250 ml)
Mel a gosto

Modo de Preparo:
Corte o limão em quatro partes iguais e leve para ferver com a água e os dentes de alho descascados. Ferva por 10 minutos, desligue o fogo, aguarde amornar e coe. Adoce com mel. Consuma meio copo do chá duas vezes ao dia. Uma verdadeira fonte de saúde e bem estar! 

****************************

Veja outras Dicas e Artigos sobre Saúde e Bem Estar aqui >

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *